I Workshop de Comunicação e Computação Quântica (WQuantum)

Datas Importantes

• Prazo para Submissão de Artigos: 08/07/2021
  • Notificação dos artigos aceitos: 28/07/2021
  • Envio da versão final: 02/08/2021
  • Data de Realização do Evento: 16/08/2021 (Uberlândia, MG – Online)

O Workshop de Comunicação e Computação Quântica aborda um tema que está com interesse crescente em pesquisas na área de tecnologia e que tem o potencial de impactar o futuro de áreas tecnológicas e transformar a sociedade, de forma significativa, na próxima década.

O interesse crescente de pesquisas, nesta área, foi potencializado em 2017 com a demonstração da comunicação quântica com entrelaçamento de fótons a uma distância de 1.200 kilômetros. E, após, em 2019, com a reivindicação do reconhecimento do alcance da Supremacia Quântica.

Estes avanços são promissores ao ponto de considerar que a tecnologia quântica permitirá estabelecer comunicação com teletransporte de dados e ordens de grandeza superior à realizada por fibras ópticas.

Adicionalmente, as pesquisas em Criptografia Quântica tem realizado descobertas importantes com impactos relevantes na área de segurança em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos, com desdobramentos significativos na revisão de protocolos de distribuição de chaves quânticas e aspectos de independência de dispositivos. Também tem trazido desafios para comunicações em longa distância, como satélites e em protocolos de alta taxa de transmissão.

Nesta área de investigação a computação quântica e a distribuição quântica de chaves simétricas estão entre as aplicações mais bem-sucedidas, com uma rápida evolução de propostas teóricas para produtos comerciais. Além disso, existem outros desafios na área da ciência da informação quântica tais como a privacidade da informação e a computação em rede, onde as tecnologias quânticas podem oferecer novas funcionalidades aos sistemas de comunicação e computação.

O WQuantum 2021, em sua primeira edição, tem o objetivo de disseminar discussões, informações, visões e conhecimentos em Comunicação e Computação Quântica. Espera-se também, pela importância deste tema, que este Workshop tenha recorrência nas edições futuras do SBRC.

Tópicos de Interesse
O WQuantum convida autores a submeter trabalhos de pesquisa originais e inovadores, mesmo que ainda em andamento, relacionados com a área de Comunicação e Computação Quântica. Os tópicos de interesse incluem abrangência na área. A seguir, alguns exemplos:

• Algoritmos Quânticos e Protocolos
  • Computação Quântica
  • Computação Quântica Segura Multi Agente
  • Correção de Erros Quânticos
  • Criptografia Quântica
  • Detecção Quântica
  • Geração de Estados Entrelaçados
  • Geração de Estados Quânticos
  • Geradores Quânticos de Números Aleatórios
  • Impactos Futuros da Comunicação e Computação Quântica em C&T e Sociedade
  • Internet Quântica
  • Memórias Quânticas
  • Ótica e Fotônica Quântica
  • Redes Quânticas de Computadores
  • Repetidores Quânticos
  • Segurança Quântica e Privacidade
  • Teleportação Quântica
  • Teoria da Informação Quântica

Informações para Autores

• A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica pelo sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, exclusivamente no formato PDF.
  • O texto deve conter até seis (6) páginas, incluindo resumo (e abstract para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos.
  • A formatação deve seguir o padrão da SBC.
  • Artigos submetidos ao WQuantum serão avaliados pelo comitê de programa do Workshop e os melhores serão selecionados para apresentação e publicação nos anais do evento.
  • Ao menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBRC e no WQuantum, bem como apresentá-lo no evento.
  • Submissão - JEMS - https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3871
  • Os anais do Workshhop serão publicados na Plataforma SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estarão disponíveis gratuitamente para toda sociedade.

Comitê de Programa

• André Souto (ansouto@fc.ul.pt), Instituto de Telecomunicações, Dep. Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, and LASIGE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa - UL
  • Ernesto Galvão (ernesto.galvao@inl.int), International Iberian Nanotechnology Laboratory - INL
  • Hilma Macedo de Vasconcelos (hilma@ufc.br), Universidade Federal do Ceará - UFC