XIX Workshop de Computação em Clouds e Aplicações (WCGA 2021)

Datas importantes

• Submissão de artigos: 08 de julho de 2021
  • Notificação dos resultados: 28 de julho de 2021
  • Envio da versão final dos artigos: 02 de agosto de 2021
  • Data do workshop: Em Breve

A série WCGA, iniciada em 2003, tem por objetivo atuar como um fórum para apresentações técnicas de pesquisas em andamento e atividades relevantes nas áreas de infraestrutura distribuída e infraestrutura virtualizada, serviços e aplicações em áreas diversas, congregando pesquisadores e profissionais que atuam ativamente nessas áreas. O workshop também busca estabelecer redes colaborativas multi-institucionais e grupos de competência técnico-científica, bem como fortalecer atividades em andamento. Desde 2010, o WCGA vem evoluindo para o tema de Clouds (nuvens computacionais), e mais atualmente para Edge Computing (computação na borda da rede) e Fog Computing (computação na névoa), portanto abordando os avanços em ambientes computacionais de larga escala. Em 2021, o WCGA alcançará sua 19a edição, consolidando-se como um dos mais tradicionais workshops da área de redes de computadores e sistemas distribuídos do país.

Maiores informações em: http://www.lrc.ic.unicamp.br/wcga2021/

Tópicos
Para a edição deste ano, autores são particularmente encorajados a submeter trabalhos originais em tópicos relacionados a Clouds (Nuvens) e Aplicações, Edge Computing (computação na borda da rede) e Fog Computing
(computação na névoa). Os tópicos de interesse incluem, mas não estão limitados a:

• Nuvem Computacional Distribuída
  • Computação em Névoa (Fog Computing)
  • Computação em Borda (Edge Computing)
  • Aspectos de gerenciamento de energia em nuvens
  • Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para eficiência em Borda e Névoa
  • Nuvens Computacionais e 5G
  • Modelagem e Avaliação de Desempenho
  • Redes Definidas por Software e arquiteturas de nuvens computacionais
  • Dependabilidade, Tolerância a Falhas e Resiliência em Nuvens
  • Monitoramento e medições
  • APIs e Controle de Uso
  • Redes Sociais em Nuvens
  • Composição de serviços e orquestração
  • Composição e Federação de Nuvens
  • Provisionamento de recursos e escalonamento em nuvens
  • Gerência de Infraestrutura Virtualizada
  • Nuvens Públicas, Privadas, Comunitárias e Híbridas
  • IaaS, PaaS, SaaS, NaaS
  • Suporte a Serviços Escaláveis e Elásticos
  • Modelos de Contabilidade e Economia
  • Aplicações, Benchmarks e Testbeds
  • Provisão de QoS
  • Aspectos de Segurança
  • Aplicações Científicas, Novas Aplicações
  • Middleware para ambientes de nuvens
  • Big Data em Nuvens
  • Mobile Cloud Computing
  • Estudos de caso em Clouds
  • Integração Cloud-IoT

Instruções para Submissão
A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 14 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC.

Artigos submetidos ao WCGA serão avaliados pelo corpo de revisores, sendo os selecionados organizados para apresentação e publicação nos anais do Workshop. Pelo menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBRC e no WCGA, bem como apresentá-lo no evento.

Os anais do Workshop serão publicados na Plataforma SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estarão disponíveis gratuitamente para toda sociedade.

Comitê de Programa
Em formação...