IV Workshop em Blockchain: Teoria, Tecnologias e Aplicações (WBlockchain 2021)

Datas Importantes

• Submissão de artigos: 05 de julho de 2021
  • Submissão de resumos expandidos da indústria: 14 de julho de 2021
  • Notificação dos resultados: 28 de julho de 2021
  • Envio da versão final dos artigos: 02 de agosto de 2021
  • Data do workshop:  em breve

Premiação Artigos Completos
Autores dos 3 melhores artigos completos serão convidados a submeterem, à escolha dos autores, versões estendidas para o Transactions On Network And Service Management (TNSM) ou Journal of Internet Services and Applications (JISA).

Apresentação
O WBlockchain  visa integrar pesquisadores e desenvolvedores, tanto da academia quanto da indústria, que estejam desenvolvendo pesquisas, projetos e aplicações  com a tecnologia blockchain. Diversos são os desafios relacionados com este tema, os quais envolvem segurança, privacidade, armazenamento, disponibilidade e integridade dos dados, melhoria do desempenho, escalabilidade, sustentabilidade, economia, entre outros. Pesquisadores e desenvolvedores estão convidados a apresentar os seus resultados na área na forma de artigos acadêmicos completos ou resumos expandidos com relatos de experiência na indústria.

Tópicos de InteressePesquisadores e desenvolvedores são convidados a submeter trabalhos em Blockchain que se relacionem com as diversas áreas da computação, e sobretudo a computação distribuída, redes de computadores, confiança no funcionamento de sistemas, segurança e criptografia. Uma lista não extensiva de tópicos de interesse inclui:

• Algoritmos distribuídos para blockchain
  • Ambientes de experimentação para blockchain
  • Aplicações distribuídas com blockchain e contratos inteligentes
  • Armazenamento distribuído e distributed ledger
  • Arquiteturas distribuídas com blockchain
  • Ataques em nível de rede e aplicação na blockchain
  • Computação em nuvem, névoa e borda com blockchain
  • Consenso bizantino para blockchain
  • Consenso baseado em provas para blockchain
  • Consenso baseado em grafos para blockchain
  • Criptografia para blockchain
  • Criptomoedas e aplicações distribuídas de pagamento
  • Escalabilidade e desempenho em blockchain
  • Integração de sistemas com blockchain
  • Infraestrutura e consórcios blockchain
  • Internet das coisas com blockchain
  • Plataformas corporativas de blockchain e BaaS
  • Plataformas públicas de blockchain e DLT
  • Protocolos P2P para DLT
  • Segurança da blockchain
  • Segurança de redes com blockchain
  • Redes de blockchain públicas e privadas
  • Redes de computadores robustas com blockchain
  • Testes de desempenho (benchmarking)
  • Validação experimental e simulação
  • Virtualização segura com blockchain

Instruções a Autores de Artigos Acadêmicos Completos

Autores são convidados a submeter artigos com apresentação de resultados de pesquisas e projetos, novas diretrizes, visões críticas ou lições aprendidas, em português ou inglês, contendo até 14 páginas. Os artigos aceitos e revisados, segundo as recomendações do Comitê de Programa, serão publicados nos Anais do SBRC, no volume de workshops.

O formato dos artigos completos devem seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), disponível em Templates para Artigos e Capitulos de Livros. A submissão será eletrônica via o sistema JEMS no portal do SBRC. O arquivo deve estar obrigatoriamente em formato PDF (Portable Document Format).

O Comitê Técnico de Programa anunciará durante o evento os melhores artigos completos do IV WBlockchain, que serão contemplados com certificado e premiação. Os melhores artigos serão convidados a submeter versões estendidas dos seus trabalhos no Journal of Internet Services and Applications (JISA) ou no Transactions on Network and Service Management (TNSM) -- à escolha dos autores.

Instruções a Autores de Trabalhos da Indústria
Autores são convidados a submeter resumos expandidos com apresentação de projetos e aplicações da tecnologia blockchain em português ou inglês, contendo até 2 páginas. Opcionalmente, os autores podem incluir um link para um vídeo de demonstração da proposta no resumo expandido. As propostas aceitas segundo as recomendações do Comitê de Programa, serão convidadas para apresentação no IV WBlockchain e os resumos publicados nos Anais do SBRC, no volume de workshops.

O formato dos resumos expandidos deve seguir o modelo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), disponível em Templates para Artigos e Capitulos de Livros. A submissão será eletrônica via o sistema JEMS no portal do SBRC. O arquivo deve estar obrigatoriamente em formato PDF (Portable Document Format).

Os anais do Workshop serão publicados na Plataforma SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estarão disponíveis gratuitamente para toda sociedade.

Comitê de Programa

• Alan de Sá (Marinha do Brasil/ UFRJ)
  • Alex Vieira (UFJF)
  • Allan Freitas (IFBA)