XII Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF 2021)

Datas Importantes

• Prazo para Submissão de Artigos: 08/07/2021
  • Notificação dos artigos aceitos: 28/07/2021
  • Envio da versão final: 02/08/2021
  • Data de Realização do Evento: 20/08/2021 (Uberlândia, MG - Online)

As redes são um componente central da sociedade atual e futura.  A próxima fronteira é a Internet de Todas as Coisas (Internet of Everything - IoE) que permitirá uma conexão contínua e em tempo real entre coisas, pessoas e processos, através de um fluxo contínuo de dados. A IoE englobará Internet of Things (IoT), a Internet of People (IoP) e a Industrial Internet (II) e ainda a Internet Tátil (Tactile Internet).

Este cenário requer uma rede flexível, capaz de suportar as diferentes necessidades das aplicações da IoE atuais e futuras, e para isto a comunidade de pesquisa se volta para as redes do futuro envolvendo iniciativas como a Next Generation Internet (NGI) na Europa e o Tomorrow's Internet Project nos Estados Unidos, além de  diversas outras ações como a próxima geração das redes móveis de telecomunicações para 2030, o 6G. No Brasil, projetos como FIBRE, FIWARE, FUTEBOL, 5GINFIRE, NECOS, realizados em colaborações entre a Europa e Brasil criam condições para experimentar diferentes cenários de redes e aplicações com foco no futuro.

Diversas tecnologias serão habilitadoras para esta revolução como a computação em nuvem (cloud), em névoa (fog) e na borda (edge), as redes definidas por software e a virtualização das funções de rede, a virtualização e o fatiamento das redes, a infraestrutura definida por software, as comunicações ópticas avançadas e os rádios definidos por software. Somadas a estas tecnologias, diversas técnicas de inteligência artificial, engenharia e ciência de dados serão a base para a infraestrutura, as redes e as aplicações do futuro.

O Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), em sua décima segunda edição, tem como objetivo consolidar discussões e trocas de informações, conhecimento e experiências sobre pesquisa experimental relacionada com as aplicações  e com as redes do futuro, visando criar a próxima geração das redes do amanhã.

Através da discussão deste tema junto à comunidade de redes de computadores e sistemas distribuídos, o Workshop busca ser um farol nessa área de pesquisa que contém inúmeros desafios e oportunidades.

Tópicos de Interesse
O WPEIF convida autores a submeter trabalhos de pesquisa originais e inovadores, mesmo que ainda em andamento, relacionados com as redes do futuro, as infraestruturas que as suportarão e as aplicações do futuro que contribuirão para transformar a nossa sociedade. Os tópicos de interesse incluem uma variada gama de assuntos e a lista a seguir descreve alguns exemplos:

• Aplicações e Redes envolvendo Computação em Nuvem, em Névoa e na Borda
  • Aplicações envolvendo ambientes inteligentes (Smart Cities, Smart Home, Smart Agriculture, Smart Industry, Smart Energy, Autonomous Driving)
  • Aplicações para Internet do Futuro e aplicações para Internet das Coisas
  • Fatiamento de Redes
  • Infraestruturas Definidas por Software
  • Novas Aplicações construídas sobre novas arquiteturas de rede
  • Novas Arquiteturas de Rede
  • Novas técnicas, mecanismos e algoritmos relacionados a aspectos como: Segurança, Mobilidade, Gerência de Rede, QoS e QoE
  • Pesquisa e avaliações experimentais em diferentes infraestruturas como: PlanetLab, GENI, FIBRE, FIRE, FIWARE, FUTEBOL, 5GINFIRE, NECOS, entre outras.
  • Próxima Geração de Redes Ópticas
  • Rádio Definido por Software (SDR)
  • Rede Centradas em Conteúdo
  • Redes Autônomas
  • Redes Definidas por Software (SDN)
  • Redes Inteligentes
  • Redes Moveis além de 5G e Redes 6G
  • Redes Móveis de Telecomunicações (5G)
  • Redes Programáveis (OpenFlow, P4)
  • Redes Sem Fio definidas por software (WSDN)
  • Segurança em Redes
  • Virtualização de Rede e de Funções de Rede (NFV)

Informações para autores
A submissão de trabalhos será exclusivamente eletrônica pelo sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, exclusivamente no formato PDF. O texto deve conter até seis (6) páginas, incluindo resumo (e abstract para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. A formatação deve seguir o padrão da SBC.
Artigos submetidos ao WPEIF serão avaliados pelo comitê de programa do Workshop e os melhores serão selecionados para apresentação e publicação nos anais do evento. Ao menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBRC e no WPEIF, bem como apresentá-lo no evento.
JEMS - https://jems.sbc.org.br/home.cgi?c=3868

Os anais do Workshop serão publicados na Plataforma SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estarão disponíveis gratuitamente para toda sociedade.

Comitê de Programa

• Aloizio Pereira da Silva - Virginia Tech, Estados Unidos
  • Augusto José Venâncio Neto - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Cesar Augusto Cavalheiro Marcondes -  Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)