V Workshop de Computação Urbana (CoUrb 2021)

Datas importantes

• Submissão de artigos: 05/07/2021
  • Comunicação de resultados: 28/07/2021
  • Envio da versão final: 02/08/2021
  • Data do workshop: 16/08/2021(online)

Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas. Projeções das Nações Unidas sugerem que o crescimento urbano atingirá mais de 60% da população mundial até 2030, quando uma em cada três pessoas estará vivendo em cidades com mais de meio milhão de habitantes. Esse processo de crescente urbanização, enquanto possibilita melhores condições de vida para as pessoas, traz consigo enormes desafios para o planejamento urbano que possa suportar um crescimento sustentável. Conforme as cidades crescem, problemas mais complexos devem ser enfrentados, como gestão de espaços coletivos, poluição do ar, congestionamento, provimento escalável de serviços básicos (água, energia, mobilidade), qualidade de vida, entre outros. Para viabilizar a implementação de soluções inteligentes para esses problemas, a Computação Urbana surge como um processo de aquisição, integração e análise de uma grande quantidade de dados heterogêneos gerados a partir de diferentes fontes em espaços urbanos (dispositivos portáteis, sensores, veículos, humanos). Nesse contexto, a Computação Urbana é uma área interdisciplinar que conecta tecnologia da informação e comunicação, gestão avançada de grandes volumes de dados e métodos diversos de análises de dados coletados. Para melhor planejar o futuro das cidades e melhorar a qualidade de vida de seus habitantes, a Computação Urbana visa compreender a natureza dos fenômenos urbanos e sociais.

O V Workshop de Computação Urbana (V CoUrb) tem como objetivo a criação de um espaço para: (1) apresentação e discussão de trabalhos na área; (2) colaboração entre pesquisadores de diferentes áreas que, dada a natureza interdisciplinar, não se limita somente à Ciência da Computação. O V CoUrb será realizado durante o XXXVIII Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC 2021), na cidade de Uberlândia - MG Autores estão convidados a submeter artigos completos contendo resultados relevantes de suas pesquisas.

Os tópicos de interesse para o workshop incluem, mas​ não​ estão limitados a:

• Análise e Mineração de Dados
  • Sistemas de Transporte Inteligentes
  • Visualização de Dados Urbanos

Instruções de Submissão
A submissão de artigos será exclusivamente eletrônica, por meio do sistema JEMS. Os artigos podem ser escritos em português ou inglês, e submetidos somente no formato PDF. Cada artigo está limitado a 14 páginas, incluindo resumo (e abstract, para artigos em português), figuras, diagramas, referências e anexos. Os trabalhos devem ser formatados seguindo o modelo de artigos da SBC.

Os artigos submetidos ao CoUrb serão avaliados por pares revisores que compõem o Comitê Técnico de Programa. Os artigos selecionados serão organizados para apresentação e publicação nos anais do evento. Ao menos um dos autores de cada artigo selecionado deverá se inscrever no SBRC e no CoUrb, bem como comparecer ao evento online para apresentar seu trabalho.

Os anais do Workshop serão publicados na Plataforma SBC OpenLib (SOL), a biblioteca digital mantida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e estarão disponíveis gratuitamente para toda sociedade.

Formato de Publicação e Apresentação
Todos os artigos selecionados serão publicados como trabalhos completos nos anais do V CoUrb. Dependendo da quantidade de artigos submetidos e da duração do Workshop (tipicamente de apenas um dia), os artigos poderão ser indicados para apresentação em sessões técnicas em dois formatos: (1) apresentação oral regular; ou (2) apresentação oral curta.

Comitê Técnico de Programa

• Alex Vieira (UFJF)
  • Alexandre Ferreira (UNICAMP)
  • Alexandre Graeml (URFPR)