XXII Workshop de Testes e Tolerância a Falhas (WTF 2021)

Coordenador
Rogério Turchetti - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - turchetti@redes.ufsm.br

ST-01: Confiabilidade e Tolerância a falhas em redes de comunicação sem fio

Data: 08:30 - 10:00
Chair: -

Argumentos para a Inviabilidade Prática de uma Estratégia de Escalonamento para Redes Sem Fio sob o Modelo SINR

• Fábio Engel (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Elias Duarte Jr. (Universidade Federal do Paraná)

Técnicas de Geolocalização em Redes LoRaWAN como Abordagem de Tolerância a Falhas para Dispositivos IoT Baseados em GPS

• André Pastório (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Edson Tavares de Camargo (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)

Utilizando a RFT para a Detecção de Falhas de Microsserviços do Controlador O-RAN

• Alexandre Huff (Universidade Tecnológica Federal do Paraná)
  • Matti Hiltunen (AT&T Labs Research)

ST-02: Algoritmos distribuídos e Testes

Data: 10:30 – 12:00
Chair: -

Um Estudo sobre o Uso de Replicação Máquina de Estados Paralelas na Implementação de Blockchains

• Aldenio Burgos (Universidade de Brasília)
  • Eduardo Alchieri (Universidade de Brasília)

Feature Selection: supporting the mining process on cyber-physical systems result datasets

• Hebert Silva (Universidade de Campinas)
  • Tania Basso (Universidade de Campinas)
  • Regina Moraes (Universidade de Campinas)

Um algoritmo de Membership para o modelo Síncrono Particionado (SPA) de Sistemas Distribuídos com particionamento forte

• Sérgio Gorender (Universidade Federal da Bahia)
  • Maria Clara dos Santos (Universidade Federal da Bahia)

Palestra: Serviços de Alta Vazão e Alta Disponibilidade

Horário: 14:00 – 15:00

• Professor Palestrante Dr. Fernando Luís Dotti – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Resumo: Diariamente utilizamos serviços online dos quais esperamos alta disponibilidade e alto desempenho. Alta disponibilidade significa a habilidade de tolerar falhas e continuar o provimento do serviço, o que usualmente requer replicação. Alto desempenho significa principalmente a capacidade de dar vazão às crescentes demandas por estes serviços.

O provimento de ambas, alta vazão e disponibilidade, oferecendo consistência forte, enfrenta desafios devido à necessidade de determinismo, o que tipicamente restringe a vazão.

Após uma introdução ao assunto e sua importância, nesta palestra serão discutidas as principais abordagens existentes para alcançar serviços de altas disponibilidade e vazão.

Estas são discutidas no escopo de Replicação Máquinas de Estado, entretanto tem o potencial de se instanciar também no contexto de Blockchains.

ST-03: Detecção e Recuperação de falhas

Data: 15:00 – 16:00

Uma Arquitetura de Alta Disponibilidade para Serviços Virtualizados de Rede

• Giovanni Venâncio (Universidade Federal do Paraná)